domingo, 15 de novembro de 2009

Paprika (recomendo)

Dos grandes animes lançados nas ultimas décadas Paprika com certeza é um dos mais interessantes e completos dessa safra, pois traz no roteiro um assunto bastante interessante, o mundo dos sonhos mostrado de forma bem elaborada, realista e convincente.


Em Papikra um cientista chamado Tokita inventa uma maquina chamada DC Mine capaz de levar uma pessoa para dentro do sonho de outra que é usada para resolver problemas psicológicos como doenças do sono e traumas, só que três modelos dessas DC Mine acabam sendo roubadas e são usadas para manipular os sonhos das pessoas obrigando as a entrar em uma espécie de sonho coletivo, então Papikra o alter-ego da Dra.Chiba auxiliada pelo detetive Konakawa tem que descobrir quem esta por trás disso tudo..


No anime elementos como mudar de ambiente sem mais nem menos indo parar em locais completamente diferentes, pessoas que você nunca viu e acontecimentos sem sentidos e até mesmo bizarros, são mostrados na flexibilidade e interação das pessoas com os cenários e objetos, representando de forma criativa e quase que perfeitamente a dinâmica surreal dos sonhos. A idéia de ver uma pessoa entrando no sonho de outra e interagindo com a mesma é assustadora e fascinante ao mesmo tempo, e o filme mostra o mal que isso poderia causar as pessoas se essa capacidade caísse nas mãos erradas, exatamente por causa disso que os sonhos são chamados de Santuário Humano, pois são únicos, pessoais, íntimos e que não deveriam ser corrompidas palavras do própio, auto-intitulado Guardião dos Sonhos que coloca todas as pessoas em uma espécie de sonho coletivo que acaba ultrapassando a barreira dos sonhos onde ele comanda tudo. Outro ponto forte do anime é a total falta de barreira entre o mundo real e o mundo dos sonhos, a momentos em que a personagem principal passeia livremente entre a realidade e os sonhos. O anime é repleto de cenas de ação com personagens voando e se movendo rapidamente pulando de cenário em cenário, cenas essas muito bem feitas e de ótima qualidade.
Papikra é a prova de que um anime não precisa ser violento e nem sangrento para ser bom, não que animes violentos sejam ruins, mas que um bom roteiro faz a diferença.



Quanto à animação Paprika segue o padrão de qualidade característico dos animes, como cenários ricos em detalhes, ótima animação, cores vivas e efeitos de luz excelentes

Paprika é baseado no livro de mesmo nome de 1993 do autor Yasutaka Tsutsui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário